Atividade a distância encaminhada no encontro de setembro
Prezados(as) Gestores (as).
A temática trabalhada no encontro presencial no dia 23 de setembro nos polos de Lagoa Vermelha e Nonoai e no dia 25 nos polos de Passo Fundo e Casca, nos levou a refletir sobre como construir coletivamente o PPAP.
Além das questões discutidas nos grupos e socializadas na plenária, encaminhamos as atividades a distância.
No link abaixo, acesse o formulário para complementar o trabalho iniciado no encontro presencial.
Agradecemos sua participação.
FORMULÁRIO PARA ATIVIDADE A DISTÂNCIA
Atividades encaminhadas no encontro de setembro:
A data final para a postagem das atividades referentes aos dias 23/09/2014 (Lagoa Vermelha e Nonoai) e 25/09/2014 (Passo Fundo e Casca), foi prorrogada por motivo de mudança na data do encontro presencial de outubro.
Em breve disponibilizaremos o formulário para as postagens das atividades.
Obrigado
Atividades encaminhadas no encontro do dia:
05/08/2014 (Passo Fundo)
Prezado(s) Gestor(a).
1. O objetivo desta atividade é proporcionar a reflexão sobre o tema abordado na palestra do encontro presencial, no contexto de sua escola.
Para isso, você deverá reunir a equipe pedagógica e os professores da escola para discutir os textos:
Intencionalidade: palavra-chave da avaliação - entrevista com Celso dos Santos Vasconcelos
Os Avanços da Avaliação no Século XXI - artigo da Thereza Penna Firme
Mitos da Avaliação - artigo da Thereza Penna Firme
Após leitura dos textos, registrar as reflexões/discussões,a partir da visão dos professores, sobre as ideias mais significativas dos textos;
Solicitar aos professores que estabeleçam relações entre os aspectos apresentados nos textos com a prática da sala de aula;
Refletir sobre os mitos abordados no texto, elencando outros detectados nas práticas da escola;
Fazer o levantamento/pesquisa das questões abaixo:
Quais são os instrumentos utilizados pelos professores na avaliação dos estudantes?
Como o professor trabalha com os resultados das avaliações dos estudantes?
A reunião para leitura e reflexões/discussões dos textos deverá acontecer antes do encontro presencial do mês de setembro.
A sistematização/registro das questões solicitadas deverão ser postadas no blog, no link abaixo, até o próximo encontro presencial de setembro.
Registro das reflexões sobre os textos
Atividades encaminhadas no encontro do dia:
27/06/2014 (Polo de Lagoa Vermelha)
03/07/2014 (Polos de Passo Fundo e Casca)
Prezado(s) Gestor(a).
1. A partir da dinâmica da moeda, realizada no último encontro presencial, que motivou reflexões sobre as estratégias de jogar atingindo a meta, compartilhar, no link abaixo, quais foram os obstáculos e os elementos facilitadores para você atingir as metas planejadas/construídas nos planos de ação para 2014.
Análise das ações planejadas
2. Postar, no link abaixo, o Projeto de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, que você planejou para a Semana Pedagógica do mês de julho.
Este planejamento deverá respeitar as orientações enviadas por e-mail pelo Setor Pedagógico, no dia 25 de junho, tendo como parâmetro/critério a articulação com as necessidades/dificuldades/problemas levantados nas metas do Plano de Ação 2014 de sua escola.
Projeto de Formação Continuada dos Profissionais da Educação
Atividade encaminhada no encontro do dia:
27/05/2014 (Polos de Casca, Lagoa Vermelha e Nonoai)
30/05/2014 (Polo de Passo Fundo)
OBS: Estas atividades contarão as horas de EaD do curso.
Prezado(a) Gestor(a).
No encontro presencial do dia 27/05, nos Polos de Casca, Lagoa Vermelha e Nonoai e no dia 30/05, no Polo de Passo Fundo, você refletiu e discutiu com seus pares quais ações são essenciais para garantir o
objetivo principal da função gestora: assegurar o processo de ensino e aprendizagem.
Você também realizou a atividade abaixo:
"Tudo o que está relacionado à aprendizagem dos alunos e ao planejamento
pedagógico precisa de maior dedicação. Usando isso como critério, organize as ações
de uma rotina ideal, para ser utilizada pelo grupo, nas suas respectivas escolas,
buscando conciliar o que é urgente com o que é prioridade."
Agora que você já organizou as ações de uma rotina ideal, clique no link abaixo e responda ao solicitado no formulário:
Formulário
ATIVIDADES A DISTÂNCIA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO (Junho)
Encaminhada no encontro do dia:
27/05/2014 (Polos de Casca, Lagoa Vermelha e Nonoai)
30/05/2014 (Polo de Passo Fundo)
(trazer no encontro de junho)
1. Coloque em execução o planejamento da
rotina escolar, organizado no encontro presencial, anotando o que funcionou e o
que não funcionou e as causas que impediram e/ou dificultaram a execução das
ações planejadas. Traga as anotações no próximo encontro.
2. O processo de participação não se
efetiva por decreto, portarias ou resoluções, mas é, acima de tudo, resultante
das concepções de gestão, participação e
de condições objetivas para o trabalho coletivo. Sendo assim, após o
processo de eleição do Conselho Escolar, de sua escola, reúna-se com os
Conselheiros eleitos, escolham o presidente, dentre os membros que o compõe,
discutam as atribuições do Conselho Escolar, de acordo com a legislação vigente
e elaborem o regimento do mesmo.
Desejamos a todos um bom trabalho.
Atividade encaminhada no encontro do dia 24/04/2014
(trazer no encontro de maio)
Sabemos que uma Equipe Diretiva enfrenta pressões no dia a dia da escola. A rotina destes Gestores é marcada por inúmeras e diversificadas atividades. Muitas vezes, o que foi planejado se perde diante das demandas emergenciais que surgem a todo momento. É a tal da síndrome do "apagar incêndio", referida no texto: A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESCOLA, da profª Heloísa Lück.
Mas, como enfrentar os obstáculos e construir caminhos para tratar os desafios impostos pelas exigências do cotidiano escolar? Como construir um percurso que dê sentido para as atividades da escola, rompendo com a sensação do desgaste inútil e frustrante de "tarefeiro apagando incêndios"?
Para podermos responder estas questões, é necessário um movimento de prática reflexiva. Sendo assim, a atividade a distância proposta é a seguinte:
ATIVIDADE
PRÁTICA
Nesta primeira atividade a distância, vocês estão sendo solicitados a fazer um exercício de observação das ações de rotina que realizam em suas escolas, para dar conta das demandas do cotidiano escolar. Para isso, liste as ações/atividades/funções que realizam desde que chegam à escola até a hora da saída. Tragam a listagem no próximo encontro presencial.
Desejamos a todos um bom trabalho.
O presente trabalho esta sendo muito bom pois esta tratando da realidade em que vivemos na escola.
ResponderExcluirconcordo plenamente o trabalho esta sendo muito bom!
ResponderExcluiro trabalho realizado nos encontros de gestores está sendo um subsidio e muito esclarecedor para o bom andamento da escola e consequentemente o processo ensino aprendizagem.
ResponderExcluiros encontros de formação no curso estão sendo de suma importancia para novas ações e metas a atingirmos em nossas escolas. Estamos em busca de saber ainda mais.Mirian Correia Coord. Pedagógica Esc.Est.Profª Delfina Loureiro- L.V.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO encontro foi muito bom, contribuiu para uma reflexão para as equipes gestoras e possibilitou maior inteiração entre os participantes do encontro. A dinamização da proposta possibilitou a compreensão através da fundamentação teórica com a prática democrática de reconstruir uma educação pública, gratuita com compromisso e qualidade.
ResponderExcluirOs trabalhos apresentados nos encontros são muito bons, para posterior aplicação no contexto escolar, só assim podemos exercer a cidadania.
ResponderExcluir